quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Homenagensà Tropicália

1998 - Tropicália no Carnaval da Bahia

Em 1998, o  Tropicalismo foi o tema do Carnaval baiano. Flora Gil lança, em Salvador, Bahia,  o Trio Eletrônico, para comemorar os 30 anos da Tropicália. 
Os representantes dos novos baianos que surgiram no final da década de 1960 desfilam pelas avenidas de Salvador, com Gilberto Gil de cicerone para amigos como Caetano Veloso, Gal Costa, Pepeu Gomes e Baby do Brasil. Um ano depois é criado o camarote de Flora, hoje chamado de Expresso 2222 e responsável pela maior quantidade de celebridades internacionais presente nos carnavais de Salvador – da Rainha Silvia, da Suécia, a Bono Vox, vocalista do U2.


2012 - Tropicália no Carnaval de São Paulo
Caetano, Rita Lee e Gil no carro alegórico da Águia de Ouro
Os baianos Gilberto Gil e Caetano Veloso estiveram no dia 18 fev 2012 no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, para desfilar na escola de Samba Águia de Ouro cujo enredo era “Tropicália da Paz e Amor: O Movimento que não acabou”.  Caetano  afirmou  que ficou feliz por São Paulo render uma homenagem à Tropicália, movimento do qual ele foi um dos fundadores. “A Tropicália aconteceu aqui, e só aconteceu porque foi aqui”, afirmou o compositor, em referência à efervescência musical que a cidade vivia com os festivais de música brasileira na segunda metade da década de 60.  Foi no Festival de 67 que Caetano apresentou ao público “Alegria, alegria”, um das canções mais emblemáticas do movimento. No mesmo ano, Gilberto Gil cantou “Domingo no parque”.
Gilberto Gil e Rita Lee no Camarote Bar Brahma em São Paulo
DOM , 19/2/2012
  - DANILO CASALETT

I



Nenhum comentário:

Postar um comentário