Espaço de discussão sobre Cinema, incluindo outros audiovisuais, com a participação de professores e alunos da EEMI PROFª ILZA IRMA MOELLER CÓPPIO . Esta página do blog está vinculado à ELETIVA desenvolvida no 2º semestre de 2014.
PROJETO DA ELETIVA DE CINEMA - 2º SEMESTRE 2014
Convivemos com mídias conhecidas (fotografia, televisão e filme); mídias tradicionais (pintura, escultura e design) e, ainda, novas mídias artísticas e multimídias, como a web e o processamento digital. Juntas, essas mídias veiculam imagens de informação, de arte, ciência, ficção, publicidade e cultura popular, enfatizando o papel e a importância das visualidades e das mídias visuais no nosso cotidiano e na disseminação de ideias nas esferas pública e privada.
(TOURINHO e MARTINS, 2011, p. 53)
Um campo de estudo transdisciplinar.
1. EMENTA
A palavra "educar", segundo o dicionário de Houaiss (2009), significa:
1. Dar a (alguém) todos os cuidados necessários ao pleno desenvolvimento de sua personalidade; transmitir saber a.
2. Dar ensino a; instruir.
3. Fazer (o animal) obedecer; domesticar, domar.
4. Aclimar.
5. Procurar atingir um alto grau de desenvolvimento espiritual; cultivar-se, aperfeiçoar-se.
Com isso, podemos dizer que o cinema educa porque possibilita o desenvolvimento da personalidade, transmite saber, domestica e aperfeiçoa a sensibilidade e a cognição de mulheres e homens com um alcance massificador.
Cabe ressaltar que a relação entre cinema e conhecimento excede o campo da educação formal. O cinema em relação ao conhecimento pode ser localizado no campo da imagem e da edição das imagens, em primeiro lugar, mas também envolvendo outros elementos como o som. Considerando-se a variedade de saberes apresentados nos filmes, é possível transcender a simples utilização do cinema como estímulo audiovisual ou como uma ilustração da realidade. O cinema cumpre o papel de não apenas materializar uma linguagem que sugira, que movimente os elementos gramaticais do cinema para cumprir um efeito prazeroso aos sentidos, o cinema é uma tecnologia que visa plasmar os gostos visuais. Contudo, o cinema não é só isso, mas é principalmente um discurso que textualiza valores e ideologias e, por conta disso, tem o propósito de persuadir o espectador para que mude o seu comportamento em atendimento a uma dinâmica dentro do tecido social. Trabalho desenvolvido sob um enfoque sócio-cultural, para se construir uma didática que identifique e discuta as questões ideológicas e mercadológicas que envolvem produções culturais como o cinema.
2. Dados organizacionais
NOME: FAZENDO FITA: a “sétima arte”em discussão
Assunto: Cinema
Professores: Katty Rasga e Armando Zabeu
Cronograma: de 29 de julho a 15 de dezembro
Professores: Katty Rasga e Armando Zabeu
Cronograma: de 29 de julho a 15 de dezembro
ESCOLA: EEEMI PROFª ILZA IRMA MOELLER CÓPPIO
QUANTIDADE DE TURMAS: 01
SÉRIE/TURMAS: 1º, 2º E 3º ANO EM
QUANTIDADE DE ALUNOS: 30
QUANTIDADE DE TURMAS: 01
SÉRIE/TURMAS: 1º, 2º E 3º ANO EM
QUANTIDADE DE ALUNOS: 30
Estudantes envolvidos
Fernanda Amanda Alves 3ªA
Driele Bernardes 3ªA
Talita Siqueira 3ªA
Marina Aquino 3ªA
Larossa Machado 2ªC
Yasmin 2ªC
Larissa Aparecida 2ªC
Thais Siqueira 1ªD
Raissa Juliane Araújo 1ªD
Paulo Henrique 1ªD
Erica Aparecida 1ªD
Evelin Caroline 1ªD
Viviane Lais 1ªD
Isabela Gomes 1ªD
Gabriele Oliveira 1ªD
Ana Flávia 1ªD
Caroline Andrade 1ªD
Lucas Maurilio 1ªC
Juliane Gonçalves 1ªC
Giovana Rebeca 1ªC
Julie Souza 1ªC
Fabiana Thais de Sousa 1ªC
Thainara Aparecida 1ªC
Letícia Anjos 1ªB
Talia Aparecida 1ªB
Pablo Gustavo 1ªA
Jacqueline Duarte 1ªA
3. Conteúdos
Linguagem Cinematográfica
- Linguagens cinematográfica;
- Diversos estilos;
- Como conceber, produzir e finalizar um filme;
- Componentes técnicos e artísticos da linguagem cinematográfica;
- A narrativa no filme de ficção e no documentário.
- Linguagens cinematográfica;
- Diversos estilos;
- Como conceber, produzir e finalizar um filme;
- Componentes técnicos e artísticos da linguagem cinematográfica;
- A narrativa no filme de ficção e no documentário.
- A história do cinema
Roteiro
- Como escolher e desenvolver um tema;
- As etapas de construção de um roteiro cinematográfico;
- Desenvolvimento da ideia (storyline)
- Como escolher e desenvolver um tema;
- As etapas de construção de um roteiro cinematográfico;
- Desenvolvimento da ideia (storyline)
- Discussão dos argumentos dos alunos;
- Desenvolvimento argumentos eleito pelos próprios participantes
- Desenvolvimento argumentos eleito pelos próprios participantes
Produção
- A equipe e suas funções;
- Os diversos produtores: executivo, diretor de produção, platô, locação, objetos etc;
- A relação do diretor com o roteirista e o produtor;
- Assistente de direção;
- Análise técnica;
- Orçamento;
- Plano de produção;
- Cronograma;
- Ordem do dia.
Direção de Arte
- Analise do roteiro;
- Como trabalhar plasticamente a intenção do roteiro;
- Figurinos e cenografia;
- O trabalho conjunto da arte, fotografia e direção.
- Analise do roteiro;
- Como trabalhar plasticamente a intenção do roteiro;
- Figurinos e cenografia;
- O trabalho conjunto da arte, fotografia e direção.
Fotografia
- Noções básicas de iluminação;
- Luz e cor, contraste, exposição e foco;
- Movimentos de câmera e enquadramento;
- Noções básicas de iluminação;
- Luz e cor, contraste, exposição e foco;
- Movimentos de câmera e enquadramento;
Som
- Captação de som: técnico de som/microfonista;
- Desenho de som;
- Trilha Sonora;
- Edição de som: diálogos, ambientes, ruídos.
- Captação de som: técnico de som/microfonista;
- Desenho de som;
- Trilha Sonora;
- Edição de som: diálogos, ambientes, ruídos.
Edição
- Noções básicas de edição
- Função dramática da edição
- Manipulação do material bruto
- Montagem/finalização do material produzido nos projetos executados.
- Noções básicas de edição
- Função dramática da edição
- Manipulação do material bruto
- Montagem/finalização do material produzido nos projetos executados.
4. Justificativa
"Uma das coisas gostosas do cinema é sair e conversar com as pessoas. São ideias que se trocam sobre o filme, mas também a respeito da experiência de cada um. Hoje, porém, há uma espécie de consumidor que aspira à concordância, e não a uma conversa"
Para desenvolver a habilidade da crítica, que tem a função de ser provocadora. A utilização do cinema como veículo e ferramenta de ensino-aprendizagem oportuniza enfocar os aspectos culturais, históricos, literários e políticos, proporcionando uma visão integral do cinema enquanto mídia educativa. Para haver sinergia entre cinema e educação realizaremos uma análise correta da mensagem cinematográfica aliada ao contexto educativo, auxiliando o aluno e funcionando como elo entre o que o cinema proporciona e o conjunto de conhecimentos a serem construídos na relação de aprendizagem.
5. OBJETIVO
Pesquisar, conhecer, analisar as produção artística do passado. Concentrar atenção especial nos fenômenos visuais que estão acontecendo hoje, no uso social, afetivo e político-ideológico das imagens e nas práticas culturais que emergem dos usos dessas imagens.
Criar um ambiente propício para o observar e o fazer artístico
Possibilitar aos alunos o contato significativo com o universo cinematográfico, visando à sua formação sociocultural e política no âmbito escolar.
6. Competências e habilidades
Compreender o processo de produção; compreender as diferentes linguagens e proposições estéticas dentro do campo do cinema e do audiovisual, inseridas dentro dos problemas da estética e, portanto, das artes visuais; desenvolver o senso crítico; apresentar os "links" da história em relação às produções artísticas , identificando o contexto históricos-sócio-políticos das produções; autonomia no desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa e de apresentação; replicar o que observou com os colegas nas pesquisas realizadas, através de apresentação; usar a tecnologia para as pesquisas.
7. CRONOGRAMA
DESENVOLVIMENTO
|
SEMANAS
| |||||||||||||||||||||
ATIVIDADES
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
21
| |
PERÍODOS
|
jul
|
ago
|
set
|
out
|
nov
|
dez
| ||||||||||||||||
29
|
04
|
11
|
18
|
25
|
01
|
08
|
15
|
22
|
29
|
06
|
13
|
20
|
27
|
03
|
10
|
17
|
24
|
29
|
01
|
08
| ||
1
|
Apresentação da ELETIVA
|
X
| ||||||||||||||||||||
2
|
Montagem do Projeto
|
X
|
x
| X | x | x |
x
|
x
|
x
|
x
| ||||||||||||
3
|
Pesquisa e Coleta de dados
|
x
|
X
|
X
|
X
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
| ||||||||||
4
|
Tratamento dos dados
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
| ||||||||||||||
5
|
Elaboração de portfólio
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
| ||||||
6
|
Apresentação dos grupos
| x | x | x | x | x | x |
x
| x | x | x | |||||||||||
7
|
Apres. dos produtos
|
x
|
x
| |||||||||||||||||||
8
|
Culminância
|
x
|
8 Metodologia
Aulas expositivas (professor e aluno)
Pesquisa dos alunos na web e material impresso
Assistir, ouvir, interpretar e discutir as ideias dos vídeos e textos escritos
Ler, interpretar e discutir as ideias dos poemas
Produção de textos verbais, não verbais, mistos e midiáticos
Grupos de trabalho
Pesquisas
Apresentações
Definição dos roteiros de produtos
Produção:
GRUPO 1- CURTA – MUSICAL (GREASE) mudando
GRUPO 2 – CURTA - STOP MOTION (RELEITURA JANE AUSTIN)
GRUPO 3 e GRUPO 5 – CURTA – (HALLOWEN) – ESTILO TIM BURTON
GRUPO 4 – DOCUMENTÁRIO (SUBLIMINAÇÃO)
10. Recursos
- Computadores com acesso à internet
- lousa digital
- filmadora
11 Duração
1º semestre - 21 encontros (2aulas)
12 Culminância
Apresentação dos produtos
13 Formas de Avaliação
1º semestre - 21 encontros (2aulas)
12 Culminância
Apresentação dos produtos
13 Formas de Avaliação
Elaboração e execução de produtos midiáticos protagonistas
Participação nos trabalhos
Autoavaliação
Participação na elaboração, pesquisa, montagem e execução de apresentações
14 Referências
Nome da Eletiva : FAZENDO FITA: a “sétima arte”em discussão
Assunto: Cinema
Professores: Katty Rasga e Armando Zabeu
Cronograma: de 29 de julho a 15 de dezembro
21 encontros previstos
-------------------------------------------
21/07/14 - "Laranjinhas" se reuniram com os alunos na 9ª aula e apresentaram opções de temas para as áreas e alinhados ao Projeto de Vida dos alunos. Desse encontro saíram 10 opções de temas.
-------------------------------------------
22/07/14 - Os temas foram apresentados aos professores que deveriam escolhê-los tendo o critério de afinidade com o assunto.
-------------------------------------------
25/07/14 - No Replanejamento acordamos a dupla que iria assumir a cada uma das Eletivas.
-------------------------------------------
29/07/14
-Apresentação dos participantes da Eletiva e brainstorming para definir o plano de trabalho.
-Levantamento das expectativas do grupo em relação à Eletiva
GRUPO 01
|
GRUPO 02
|
|||||
Larissa
A
|
2ªC
|
20
|
Fernanda
|
3ªA
|
11
|
|
Larissa
M
|
2ªC
|
21
|
Mariana
|
3ªA
|
34
|
|
Yasmin
|
2ªC
|
34
|
Talita
|
3ªA
|
45
|
|
Raissa
|
1ªD
|
22
|
Thais
|
1ªD
|
28
|
|
Fabiana
|
1ªC
|
8
|
||||
Pablo
|
1ªA
|
26
|
||||
GRUPO 03
|
GRUPO 04
|
|||||
Caroline
|
1ªD
|
6
|
Ana
Flávia
|
1ªD
|
2
|
|
Erica
|
1ªD
|
8
|
Gabriele
|
1ªD
|
10
|
|
Lucas
M
|
1ªC
|
21
|
Isabela
|
1ªD
|
11
|
|
Thainara
|
1ªC
|
28
|
Paulo
H
|
1ªD
|
20
|
|
Letícia
|
1ªB
|
23
|
Viviane
L
|
1ªD
|
31
|
|
GRUPO 05
|
||||||
Evelin
|
1ªD
|
9
|
||||
Giovana
|
1ªC
|
11
|
||||
Juliane
|
1ªC
|
15
|
||||
Julie
|
1ªC
|
17
|
||||
Talia
|
1ªB
|
30
|
||||
Jacqueline
|
1ªA
|
11
|
-------------------------------------------
04/08/2014
- Apresentação das Expectativas dos grupos - condução da profª
- Apresentação da PROPOSTA DO GRUPO 1 - condução de Larissa Machado
Larissa Machado |
Grupo 1 - Gênero Musical
Grupo 3 - Diretor Tim Burton
- Ampliando os conhecimentos sobre o assunto e desenvolvendo olhares em relação à abordagem que queremos dar à Eletiva.
- Pesquisa na web - uso dos netbooks
1. Sugestão para assistirmos o filme A Invenção de Hugo Cabret
Recorte do filme:
FICHA TÉCNICA
Gênero: Aventura, Drama
Ano de Lançamento: 2011
Qualidade: BDRip
Formato: Avi
Áudio: Português & Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 943 mb
Em A Invenção De Hugo Cabret Ano de Lançamento: 2011
Qualidade: BDRip
Formato: Avi
Áudio: Português & Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 943 mb
-Sinopse:
Baseado no livro escrito por Brian Selznick, a aventura gira em torno do garoto Hugo Cabret, um órfão que vive dentro dos muros de uma estação de trem da Paris de 1930. O menino segue a ambição de seu pai, descobrir o mistério de um robô quebrado.
Paris, anos 30. Hugo Cabret (Asa Butterfield) é um órfão que vive escondido nas paredes da estação de trem. Ele guarda consigo um robô quebrado, deixado por seu pai (Jude Law). Um dia, ao fugir do inspetor (Sacha Baron Cohen), ele conhece Isabelle (Chloe Moretz), uma jovem com quem faz amizade. Logo Hugo descobre que ela tem uma chave com o fecho em forma de coração, exatamente do mesmo tamanho da fechadura existente no robô. O robô volta então a funcionar, levando a dupla a tentar resolver um mistério mágico.
Elenco
Ben Kingsley … Georges Méliès
Sacha Baron Cohen … Station Inspector
Asa Butterfield … Hugo Cabret
Chloë Grace Moretz … Isabelle
Ray Winstone … Uncle Claude
Emily Mortimer … Lisette
Christopher Lee … Monsieur Labisse
Helen McCrory … Mama Jeanne
Michael Stuhlbarg … Rene Tabard
Frances de la Tour … Madame Emilie
Richard Griffiths … Monsieur Frick
2. Providenciar material para o grupo do StopMotion
-------------------------------------------
11/08/2014
-PPT da Apresentação da História do Cinema - condução Juliane
- Sobre Roteiros - condução profª Katty
- Pesquisa para desenvolver projetos - uso dos netbooks
-------------------------------------------
18/08/2014 - PPT da Gênero musical - condução Larissa Machado
- Elaboração dos projetos para envio ao email: integralsustentavel@gmail.com (Assunto: ELETIVA)- uso dos netbooks
-------------------------------------------
25/08/2014
- Apresentação do GRUPO 03 - condução Lucas - TODOS participaram - Diretor Tin Burton Fantasia
- Apresentação da parte histórica - Diretor Tin Burton - condução Pablo
-------------------------------------------
01/09/2014
- Apresentação - Larissa e Yasmin - Filme Grease
-Entrega dos compromissos dos grupos
GRUPO 1- CURTA – MUSICAL (GREASE)
GRUPO 2 – CURTA - STOP MOTION (RELEITURA JANE AUSTIN)
GRUPO 3 - Documentário
GRUPO 5 – CURTA – (HALLOWEN) – ESTILO TIM BURTON
GRUPO 5 – CURTA – (HALLOWEN) – ESTILO TIM BURTON
GRUPO 4 – DOCUMENTÁRIO (SUBLIMINAÇÃO)
- pesquisa para as produções-------------------------------------------
semana de 08/09/2014 - Intervenção cultural em rede social
Cada participante deverá postar na sexta-feira, no Facebook, um post referente ao filme que mais chamou a sua atenção.
-------------------------------------------
08 - 13/09/2014
- efeitos especiais - condução Juliane
- socialização do Projeto
- acerto dos rumos
-------------------------------------------
15/09/2014
Roda de conversa - ideologias e politicagem
condução: Armando
22/09/2014
Apresentação do grupo 4
Mensagens subliminares
condução: Ana Flávia, Viviane, Isabela , Gabriele e ............. Paulo.
29/09/2014
Apresentação sobre Tin Burton
condução: Lucas
Lista de presença 3º BIMESTRE
ELETIVA
|
jul
|
ago
|
set
| ||||||||||
ESTUDANTE
|
SÉRIE
|
Nº
|
29
|
4
|
11
|
18
|
25
|
1
|
8
|
15
|
22
|
29
| |
Fernanda
|
3ªA
|
11
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
F
| |
Mariana
|
3ªA
|
34
|
F
|
C
|
C
|
C
|
F
|
F
|
C
|
C
|
C
|
C
| |
Talita
|
3ªA
|
45
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
| |
Larissa A
|
2ªC
|
20
|
C
|
C
|
F
|
C
|
C
|
C
|
F
|
C
|
F
|
F
| |
Larissa M
|
2ªC
|
21
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
F
|
C
|
C
| |
Yasmin
|
2ªC
|
34
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
| |
Ana Flávia
|
1ªD
|
2
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
| |
Caroline
|
1ªD
|
6
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
| |
Erica
|
1ªD
|
8
|
C
|
C
|
F
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
| |
Evelin
|
1ªD
|
9
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
| |
Gabriele
|
1ªD
|
10
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
| |
Isabela
|
1ªD
|
11
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
| |
Paulo H
|
1ªD
|
20
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
| |
Raissa
|
1ªD
|
22
|
C
|
C
|
F
|
F
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
| |
Thais
|
1ªD
|
28
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
| |
Viviane L
|
1ªD
|
31
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
| |
Fabiana
|
1ªC
|
8
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
F
| |
Giovana
|
1ªC
|
11
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
| |
Juliane
|
1ªC
|
15
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
F
|
C
|
C
| |
Julie
|
1ªC
|
17
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
| |
Lucas M
|
1ªC
|
21
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
| |
Thainara
|
1ªC
|
28
|
F
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
| |
Letícia
|
1ªB
|
23
|
C
|
C
|
C
|
F
|
F
|
F
|
C
|
C
|
C
|
F
| |
Talia
|
1ªB
|
30
|
C
|
C
|
F
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
| |
Jacqueline
|
1ªA
|
11
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
| |
Pablo
|
1ªA
|
26
|
C
|
F
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
C
|
ELETIVA
|
ATIVIDADES
3º BIMESTRE
|
|||
ESTUDANTE
|
SÉRIE
|
Nº
|
1
|
2
|
Fernanda
|
3ªA
|
11
|
x
|
|
Mariana
|
3ªA
|
34
|
x
|
|
Talita
|
3ªA
|
45
|
x
|
|
Larissa A
|
2ªC
|
20
|
x
|
x
|
Larissa M
|
2ªC
|
21
|
x
|
x
|
Yasmin
|
2ªC
|
34
|
x
|
x
|
Ana Flávia
|
1ªD
|
2
|
X
|
|
Caroline
|
1ªD
|
6
|
x
|
|
Erica
|
1ªD
|
8
|
x
|
|
Evelin
|
1ªD
|
9
|
X
|
|
Gabriele
|
1ªD
|
10
|
X
|
|
Isabela
|
1ªD
|
11
|
X
|
|
Paulo H
|
1ªD
|
20
|
X
|
|
Raissa
|
1ªD
|
22
|
x
|
|
Thais
|
1ªD
|
28
|
x
|
|
Viviane L
|
1ªD
|
31
|
X
|
|
Fabiana
|
1ªC
|
8
|
x
|
|
Giovana
|
1ªC
|
11
|
X
|
|
Juliane
|
1ªC
|
15
|
x
|
X
|
Julie
|
1ªC
|
17
|
X
|
|
Lucas M
|
1ªC
|
21
|
x
|
X
|
Thainara
|
1ªC
|
28
|
x
|
|
Letícia
|
1ªB
|
23
|
x
|
|
Talia
|
1ªB
|
30
|
X
|
|
Jacqueline
|
1ªA
|
11
|
X
|
|
Pablo
|
1ªA
|
26
|
x
|
ELETIVA – 3º BIMESTRE
|
||||||||
PARTICIPAÇÃO
|
ATIVIDADES
|
TOTAL
FALTAS
10 AULAS
|
PARTICIPAÇÃO
|
MÉDIA
|
||||
ESTUDANTE
|
SÉRIE
|
Nº
|
1
|
2
|
EM SALA
5
|
ATIVIDADES
5
|
||
Fernanda
|
3ªA
|
11
|
x
|
4
|
2
|
5
|
7
|
|
Mariana
|
3ªA
|
34
|
x
|
6
|
1
|
5
|
6
|
|
Talita
|
3ªA
|
45
|
x
|
0
|
4
|
5
|
9
|
|
Larissa A
|
2ªC
|
20
|
x
|
x
|
8
|
0
|
5*
|
6
|
Larissa M
|
2ªC
|
21
|
x
|
x
|
2
|
3
|
5*
|
9
|
Yasmin
|
2ªC
|
34
|
x
|
x
|
0
|
4
|
5*
|
10
|
Ana Flávia
|
1ªD
|
2
|
X
|
0
|
4
|
5
|
9
|
|
Caroline
|
1ªD
|
6
|
x
|
0
|
4
|
5
|
9
|
|
Erica
|
1ªD
|
8
|
x
|
2
|
3
|
5
|
8
|
|
Evelin
|
1ªD
|
9
|
X
|
0
|
4
|
5
|
9
|
|
Gabriele
|
1ªD
|
10
|
X
|
0
|
4
|
5
|
9
|
|
Isabela
|
1ªD
|
11
|
X
|
0
|
4
|
5
|
9
|
|
Paulo H
|
1ªD
|
20
|
X
|
0
|
4
|
5
|
9
|
|
Raissa
|
1ªD
|
22
|
x
|
4
|
2
|
5
|
7
|
|
Thais
|
1ªD
|
28
|
x
|
0
|
4
|
5
|
9
|
|
Viviane L
|
1ªD
|
31
|
X
|
0
|
4
|
5
|
9
|
|
Fabiana
|
1ªC
|
8
|
x
|
2
|
3
|
5
|
8
|
|
Giovana
|
1ªC
|
11
|
X
|
0
|
4
|
5
|
9
|
|
Juliane
|
1ªC
|
15
|
x
|
X
|
2
|
3
|
5*
|
9
|
Julie
|
1ªC
|
17
|
X
|
0
|
4
|
5
|
9
|
|
Lucas M
|
1ªC
|
21
|
x
|
X
|
0
|
4
|
5*
|
10
|
Thainara
|
1ªC
|
28
|
x
|
2
|
3
|
5
|
8
|
|
Letícia
|
1ªB
|
23
|
x
|
8
|
0
|
5
|
5
|
|
Talia
|
1ªB
|
30
|
X
|
2
|
3
|
5
|
8
|
|
Jacqueline
|
1ªA
|
11
|
X
|
0
|
4
|
5
|
9
|
|
Pablo
|
1ªA
|
26
|
x
|
2
|
3
|
5
|
8
|
06/10/2014
Apresentação - Trilhas sonoras
Condução: Raissa
20/10/2014
27/10/2014
03/11/2014
montagem dos projetos
11/11/2014
montagem dos projetos
17/11/2014
SOCIALIZAÇÃO dos projetos
24/11/2014
elaboração das apresentações gerais
elaboração da apresentação da culminância
28/11/2014
arrumação dos espaços
29/11/2014 - CULMINÂNCIA
Lista de presença
13/10 - recesso
20/10/2014
Apresentação - TRILHA SONORA
Condução: LETÍCIA
TERMINAR A APRESENTAÇÃO DO FILME: A Invenção De Hugo Cabret
27/10/2014
PRODUÇÃO DO ESQUEMA PARA O DOCUMENTÁRIO
montagem dos projetos
11/11/2014
montagem dos projetos
17/11/2014
SOCIALIZAÇÃO dos projetos
24/11/2014
elaboração das apresentações gerais
elaboração da apresentação da culminância
28/11/2014
arrumação dos espaços
(lanchinho)
Lista de presença
OUT
|
NOV
|
DEZ
|
FALTAS
|
|||||||||||||
NOME ALUNO
|
SÉRIE
|
Nº
|
6
|
X
|
20
|
27
|
3
|
11
|
17
|
24
|
29
|
3
|
8
|
|||
1
|
Fernanda A Alves
|
3ªA
|
11
|
c
|
F
|
C
|
F
|
F
|
C
|
C
|
C
|
3
|
||||
2
|
Mariana Aquino
|
3ªA
|
45
|
c
|
F
|
C
|
c
|
F
|
F
|
F
|
F
|
5
|
||||
3
|
Talita Siqueira
|
3ªA
|
34
|
c
|
F
|
C
|
c
|
F
|
F
|
C
|
F
|
4
|
||||
4
|
Larissa Aparecida
|
2ªC
|
21
|
c
|
C
|
F
|
F
|
C
|
C
|
C
|
C
|
2
|
||||
5
|
LarIssa Machado
|
2ªC
|
20
|
c
|
C
|
C
|
c
|
C
|
C
|
C
|
C
|
|||||
6
|
Yasmin
|
2ªC
|
34
|
c
|
C
|
C
|
c
|
C
|
C
|
C
|
C
|
|||||
7
|
Ana Flávia
|
1ªD
|
2
|
c
|
C
|
C
|
c
|
C
|
C
|
C
|
C
|
|||||
8
|
Caroline Andrade
|
1ªD
|
6
|
c
|
C
|
C
|
c
|
C
|
C
|
C
|
C
|
|||||
9
|
Erica Aparecida
|
1ªD
|
8
|
c
|
C
|
F
|
c
|
C
|
C
|
C
|
C
|
1
|
||||
10
|
Evelin Caroline
|
1ªD
|
9
|
c
|
C
|
C
|
F
|
C
|
C
|
C
|
C
|
1 | ||||
11
|
Gabriele Oliveira
|
1ªD
|
10
|
c
|
C
|
C
|
c
|
C
|
C
|
C
|
C
|
|||||
12
|
Isabela Gomes
|
1ªD
|
11
|
c
|
C
|
C
|
c
|
F
|
C
|
C
|
C
|
1
|
||||
13
|
Paulo Henrique
|
1ªD
|
20
|
c
|
C
|
C
|
c
|
C
|
C
|
C
|
F
|
1
|
||||
14
|
Raissa J Araújo
|
1ªD
|
22
|
c
|
C
|
C
|
c
|
C
|
F
|
C
|
C
|
1
|
||||
15
|
Thais Siqueira
|
1ªD
|
28
|
c
|
C
|
C
|
c
|
F
|
C
|
C
|
F
|
2 | ||||
16
|
Viviane Lais
|
1ªD
|
31
|
c
|
C
|
C
|
c
|
F
|
C
|
C
|
C
|
1
|
||||
17
|
Fabiana de Sousa
|
1ªC
|
8
|
c
|
C
|
C
|
c
|
C
|
C
|
C
|
C
|
|||||
18
|
Giovana Rebeca
|
1ªC
|
11
|
c
|
C
|
C
|
c
|
C
|
C
|
C
|
C
|
|||||
19
|
Juliane Gonçalves
|
1ªC
|
15
|
c
|
C
|
C
|
c
|
C
|
C
|
C
|
F
|
1
|
||||
20
|
Julie Souza
|
1ªC
|
17
|
c
|
C
|
C
|
c
|
C
|
C
|
C
|
C
|
|||||
21
|
Lucas Maurilio
|
1ªC
|
21
|
c
|
C
|
C
|
c
|
C
|
C
|
C
|
C
|
|||||
22
|
Thainara Aparecida
|
1ªC
|
28
|
F
|
C
|
C
|
c
|
F
|
C
|
C
|
C
|
1
|
||||
23
|
Letícia Anjos
|
1ªB
|
23
|
c
|
C
|
C
|
c
|
C
|
C
|
C
|
C
|
|||||
24
|
Talia Aparecida
|
1ªB
|
30
|
c
|
C
|
C
|
c
|
C
|
C
|
C
|
C
|
|||||
25
|
Jacqueline Duarte
|
1ªA
|
11
|
c
|
C
|
C
|
c
|
C
|
C
|
C
|
C
|
|||||
26
|
Pablo Gustavo
|
1ªA
|
26
|
c
|
C
|
C
|
c
|
C
|
C
|
C
|
C
|
13/10 - recesso
Atividades 4º BIMESTRE
|
||||||
NOME ALUNO
|
SÉRIE
|
Nº
|
1
|
2
|
||
1
|
Fernanda A Alves
|
3ªA
|
11
|
X
|
||
2
|
Marina Aquino
|
3ªA
|
45
|
X
|
||
3
|
Talita Siqueira
|
3ªA
|
34
|
X
|
||
4
|
Larissa Aparecida
|
2ªC
|
21
|
X
|
||
5
|
LarIssa Machado
|
2ªC
|
20
|
X
|
X
|
|
6
|
Yasmin
|
2ªC
|
34
|
X
|
||
7
|
Ana Flávia
|
1ªD
|
2
|
X
|
X
|
|
8
|
Caroline Andrade
|
1ªD
|
6
|
X
|
||
9
|
Erica Aparecida
|
1ªD
|
8
|
X
|
||
10
|
Evelin Caroline
|
1ªD
|
9
|
X
|
||
11
|
Gabriele Oliveira
|
1ªD
|
10
|
X
|
X
|
|
12
|
Isabela Gomes
|
1ªD
|
11
|
X
|
X
|
|
13
|
Paulo Henrique
|
1ªD
|
20
|
X
|
||
14
|
Raissa J Araújo
|
1ªD
|
22
|
X
|
||
15
|
Thais Siqueira
|
1ªD
|
28
|
X
|
||
16
|
Viviane Lais
|
1ªD
|
31
|
X
|
X
|
|
17
|
Fabiana T de Sousa
|
1ªC
|
8
|
X
|
||
18
|
Giovana Rebeca
|
1ªC
|
11
|
X
|
||
19
|
Juliane Gonçalves
|
1ªC
|
15
|
X
|
X
|
|
20
|
Julie Souza
|
1ªC
|
17
|
X
|
||
21
|
Lucas Maurilio
|
1ªC
|
21
|
X
|
X
|
|
22
|
Thainara Aparecida
|
1ªC
|
28
|
X
|
||
23
|
Letícia Anjos
|
1ªB
|
23
|
X
|
||
24
|
Talia Aparecida
|
1ªB
|
30
|
X
|
||
25
|
Jacqueline Duarte
|
1ªA
|
11
|
X
|
||
26
|
Pablo Gustavo
|
1ªA
|
26
|
X
|
X
|
DESENVOLVIMENTO
1. Apresentação individual de pesquisa
2. Apresentação do projeto em grupo
3. Participação das pesquisas
4. Desenvolvimento das ações
5. Apresentação do roteiro da produção final do grupo
6. Autoavaliação do grupo - FILMAGEM
7. Culminância
18 OBSERVAÇÕES NO PROCESSO
Os participantes, no geral, estão engajados nas pesquisas. Alguns já definiram seus projetos outros já esboçaram-no.
Os participantes, no geral, estão engajados nas pesquisas. Alguns já definiram seus projetos outros já esboçaram-no.
Parabéns pelo blog, muito organizado.
ResponderExcluirMuito legal! Eu gostaria de trabalhar um projeto assim com meus alunos.
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirsou professora, se puder me mandar modelo dessas palmilhas avaliativas agradeço. raqueldaiana_advir@hotmail.com
ResponderExcluir