CINEMA-ELETIVA 02/14



Espaço de discussão sobre Cinema, incluindo outros audiovisuais, com a participação de professores e alunos da EEMI PROFª ILZA IRMA MOELLER CÓPPIO . Esta página do blog está vinculado à ELETIVA desenvolvida no 2º semestre de 2014.




PROJETO DA ELETIVA DE CINEMA - 2º SEMESTRE 2014

Convivemos com mídias conhecidas (fotografia, televisão e filme); mídias tradicionais (pintura, escultura e design) e, ainda, novas mídias artísticas e multimídias, como a web e o processamento digital. Juntas, essas mídias veiculam imagens de informação, de arte, ciência, ficção, publicidade e cultura popular, enfatizando o papel e a importância das visualidades e das mídias visuais no nosso cotidiano e na disseminação de ideias nas esferas pública e privada.  
(TOURINHO e MARTINS, 2011, p. 53)
Um campo de estudo transdisciplinar.


1. EMENTA
A palavra "educar", segundo o dicionário de Houaiss (2009), significa:

1. Dar a (alguém) todos os cuidados necessários ao pleno desenvolvimento de sua personalidade; transmitir saber a.
2. Dar ensino a; instruir.
3. Fazer (o animal) obedecer; domesticar, domar.
4. Aclimar.
5. Procurar atingir um alto grau de desenvolvimento espiritual; cultivar-se, aperfeiçoar-se.

Com isso, podemos dizer que o cinema educa porque possibilita o desenvolvimento da personalidade, transmite saber, domestica e aperfeiçoa a sensibilidade e a cognição de mulheres e homens com um alcance massificador. 
Cabe ressaltar que a relação entre cinema e conhecimento excede o campo da educação formal. O cinema em relação ao conhecimento pode ser localizado no campo da imagem e da edição das imagens, em primeiro lugar, mas também envolvendo outros elementos como o som. Considerando-se a variedade de saberes apresentados nos filmes, é possível transcender a simples utilização do cinema como estímulo audiovisual ou como uma ilustração da realidade.  O cinema  cumpre o papel de não apenas materializar uma linguagem que sugira, que movimente os elementos gramaticais do cinema para cumprir um efeito prazeroso aos sentidos,  o cinema é uma tecnologia que visa plasmar os gostos visuais. Contudo, o cinema não é só isso, mas é principalmente um discurso que textualiza valores e ideologias e, por conta disso, tem o propósito de persuadir o espectador para que mude o seu comportamento em atendimento a uma dinâmica dentro do tecido social. Trabalho desenvolvido sob um enfoque sócio-cultural, para se construir uma didática que identifique e discuta as questões ideológicas e mercadológicas que envolvem produções culturais como o cinema.

2.      Dados organizacionais
NOME: FAZENDO FITA: a “sétima arte”em discussão
Assunto: Cinema
Professores: Katty Rasga e Armando Zabeu
Cronograma: de 29 de julho a 15 de dezembro
ESCOLA: EEEMI PROFª ILZA IRMA MOELLER CÓPPIO
QUANTIDADE DE TURMAS: 01
SÉRIE/TURMAS: 1º, 2º E 3º ANO EM
QUANTIDADE DE ALUNOS: 30

Estudantes envolvidos

Fernanda Amanda Alves             3ªA
Driele Bernardes                         3ªA
Talita Siqueira                             3ªA
Marina Aquino                             3ªA
Larossa Machado                        2ªC
Yasmin                                         2ªC
Larissa Aparecida                        2ªC
Thais Siqueira                              1ªD
Raissa Juliane Araújo                   1ªD
Paulo Henrique                             1ªD
Erica Aparecida                            1ªD
Evelin Caroline                              1ªD
Viviane Lais                                   1ªD
Isabela Gomes                               1ªD
Gabriele Oliveira                            1ªD
Ana Flávia                                      1ªD
Caroline Andrade                           1ªD
Lucas Maurilio                                1ªC
Juliane Gonçalves                          1ªC
Giovana Rebeca                             1ªC
Julie Souza                                      1ªC
Fabiana Thais de Sousa                 1ªC
Thainara Aparecida                       1ªC
Letícia Anjos                                  1ªB
Talia Aparecida                             1ªB
Pablo Gustavo                                1ªA
Jacqueline Duarte                          1ªA


 3.    Conteúdos
Linguagem Cinematográfica
- Linguagens cinematográfica;
- Diversos estilos;
- Como conceber, produzir e finalizar um filme;
- Componentes técnicos e artísticos da linguagem cinematográfica;
- A narrativa no filme de ficção e no documentário.
- A história do cinema

Roteiro
- Como escolher e desenvolver um tema;
- As etapas de construção de um roteiro cinematográfico;
- Desenvolvimento da ideia (storyline)
- Discussão dos argumentos dos alunos;
- Desenvolvimento argumentos eleito pelos próprios participantes

Produção
- A equipe e suas funções;
- Os diversos produtores: executivo, diretor de produção, platô, locação, objetos etc;
- A relação do diretor com o roteirista e o produtor;
- Assistente de direção;
- Análise técnica;
- Orçamento;
- Plano de produção;
- Cronograma;
- Ordem do dia.

Direção de Arte
- Analise do roteiro;
- Como trabalhar plasticamente a intenção do roteiro;
- Figurinos e cenografia;
- O trabalho conjunto da arte, fotografia e direção.

Fotografia
- Noções básicas de iluminação;
- Luz e cor, contraste, exposição e foco;
- Movimentos de câmera e enquadramento;

Som
- Captação de som: técnico de som/microfonista;
- Desenho de som;
- Trilha Sonora;
- Edição de som: diálogos, ambientes, ruídos.

Edição
- Noções básicas de edição
- Função dramática da edição
- Manipulação do material bruto
- Montagem/finalização do material produzido nos projetos executados.


4.    Justificativa

"Uma das coisas gostosas do cinema é sair e conversar com as pessoas. São ideias que se trocam sobre o filme, mas também a respeito da experiência de cada um. Hoje, porém, há uma espécie de consumidor que aspira à concordância, e não a uma conversa"

Para desenvolver a habilidade da  crítica, que  tem a função de ser provocadora.  A utilização do cinema como veículo e ferramenta de ensino-aprendizagem oportuniza enfocar os aspectos culturais, históricos, literários e políticos, proporcionando uma visão integral do cinema enquanto mídia educativa. Para haver sinergia entre cinema e educação realizaremos uma análise correta da mensagem cinematográfica aliada ao contexto educativo, auxiliando o aluno e funcionando como elo entre o que o cinema proporciona e o conjunto de conhecimentos a serem construídos na relação de aprendizagem.


5.    OBJETIVO
Pesquisar, conhecer, analisar as produção artística do passado. Concentrar atenção especial nos fenômenos visuais que estão acontecendo hoje, no uso social, afetivo e político-ideológico das imagens e nas práticas culturais que emergem dos usos dessas imagens. 
Criar um ambiente propício para o observar e o fazer artístico
Possibilitar aos alunos o contato significativo com o universo cinematográfico, visando à sua formação sociocultural e política no âmbito escolar.

6.    Competências e habilidades
Compreender o processo de produção; compreender as diferentes linguagens e proposições estéticas dentro do campo do cinema e do audiovisual, inseridas dentro dos problemas da estética e, portanto, das artes visuais; desenvolver o senso crítico; apresentar os "links" da história em relação às produções artísticas , identificando o contexto históricos-sócio-políticos das produções; autonomia no desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa e de apresentação; replicar o que observou com os colegas nas pesquisas realizadas, através de apresentação; usar a tecnologia para as pesquisas. 


7.   CRONOGRAMA


DESENVOLVIMENTO
SEMANAS
ATIVIDADES
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
PERÍODOS
jul
ago
set
out
nov
dez
29
04
11
18
25
01
08
15
22
29
06
13
20
27
03
10
17
24
29
01
08
1
Apresentação da ELETIVA
X











2
Montagem do Projeto
X
x
Xxx



x
x
x
x




3
Pesquisa e Coleta de dados
x
X
X
X
x
x
x
x
x
x

x








4
Tratamento dos dados


x
x
x



x
x
x
x




5
Elaboração de portfólio
x
x
x
x
x
x
x
x
x

x
x
x
x
x
x



6
Apresentação dos grupos
xxxxxx
x
xx
x







7
Apres. dos produtos






x
x


8
Culminância








x





8    Metodologia
Aulas expositivas (professor e aluno)
Pesquisa dos alunos na web e material impresso
Assistir, ouvir, interpretar e discutir as ideias dos vídeos e textos escritos
Ler, interpretar e discutir as ideias dos poemas
Produção de textos verbais, não verbais, mistos e midiáticos

9   Desenvolvimento
Grupos de trabalho
Pesquisas
Apresentações
Definição dos roteiros de produtos
Produção:
GRUPO 1- CURTA – MUSICAL (GREASE) mudando
GRUPO 2 – CURTA  - STOP MOTION (RELEITURA JANE AUSTIN)
GRUPO 3  e GRUPO 5 – CURTA – (HALLOWEN) – ESTILO TIM BURTON
GRUPO 4  – DOCUMENTÁRIO (SUBLIMINAÇÃO)


10.    Recursos
  • Computadores com acesso à internet
  • lousa digital
  • filmadora
11    Duração
1º semestre - 21 encontros (2aulas)

12   Culminância
Apresentação dos produtos

13   Formas de Avaliação
Elaboração e execução de produtos midiáticos protagonistas
Participação nos trabalhos
Autoavaliação
Participação na elaboração, pesquisa, montagem e execução de apresentações

14   Referências

Bibliografia Básica sobre Cinema Brasileiro

por Arthur Autran (UFSCar) e Glênio Póvoas (PUCRS)




Nome da Eletiva FAZENDO FITA: a “sétima arte”em discussão
Assunto: Cinema
Professores: Katty Rasga e Armando Zabeu
Cronograma: de 29 de julho a 15 de dezembro
21 encontros previstos


Neste semestre a escolha dos temas das Eletivas ficou a cargo dos alunos. Foram os "Laranjinhas" que sistematizaram a logística desta escolha.


-------------------------------------------
21/07/14 - "Laranjinhas" se reuniram com os alunos na 9ª aula e apresentaram opções de temas para as áreas e  alinhados ao Projeto de Vida dos alunos. Desse encontro saíram 10 opções de temas.

-------------------------------------------
22/07/14 - Os temas foram apresentados aos professores que deveriam  escolhê-los tendo o critério de afinidade com o assunto.
-------------------------------------------
25/07/14 - No Replanejamento acordamos a dupla que iria assumir a cada uma das Eletivas.
-------------------------------------------
29/07/14
-Apresentação dos participantes da Eletiva e  brainstorming  para definir o plano de trabalho.
-Levantamento das expectativas do grupo em relação à Eletiva


GRUPO 01
GRUPO 02
Larissa A 
 2ªC
20
Fernanda
 3ªA
11
Larissa  M
 2ªC
21
Mariana  
3ªA
34
Yasmin 
 2ªC
34
Talita  
 3ªA
45
Raissa
 1ªD
22
Thais
 1ªD
28
Fabiana
 1ªC
8
Pablo
 1ªA
26
GRUPO 03
GRUPO 04
Caroline
 1ªD
6
Ana Flávia 
 1ªD
2
Erica 
 1ªD
8
Gabriele
 1ªD
10
Lucas M
 1ªC
21
Isabela
 1ªD
11
Thainara
 1ªC
28
Paulo H
 1ªD
20
Letícia
 1ªB
23
Viviane L 
 1ªD
31
GRUPO 05
Evelin
 1ªD
9
Giovana  
 1ªC
11
Juliane    
 1ªC
15
Julie    
 1ªC
17
Talia        
 1ªB
30
Jacqueline
 1ªA
11

-------------------------------------------
04/08/2014

- Apresentação das Expectativas dos grupos - condução da profª
- Apresentação da PROPOSTA DO GRUPO 1 - condução de Larissa Machado

Larissa Machado
- Fechamento de propostas  sobre o tema:
Grupo 1 - Gênero Musical
Grupo 3 - Diretor Tim Burton
- Ampliando os conhecimentos sobre o assunto e desenvolvendo olhares em relação à abordagem que queremos dar à Eletiva.
- Pesquisa na web - uso dos netbooks







OBSERVAÇÕES
1. Sugestão para assistirmos o filme A Invenção de Hugo Cabret
Recorte do filme:



FICHA TÉCNICA
Gênero: Aventura, Drama
Ano de Lançamento: 2011
Qualidade: BDRip
Formato: Avi
Áudio: Português & Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 943 mb

-Sinopse: 
Em A Invenção De Hugo Cabret 
Baseado no livro escrito por Brian Selznick, a aventura gira em torno do garoto Hugo Cabret, um órfão que vive dentro dos muros de uma estação de trem da Paris de 1930. O menino segue a ambição de seu pai, descobrir o mistério de um robô quebrado.
Paris, anos 30. Hugo Cabret (Asa Butterfield) é um órfão que vive escondido nas paredes da estação de trem. Ele guarda consigo um robô quebrado, deixado por seu pai (Jude Law). Um dia, ao fugir do inspetor (Sacha Baron Cohen), ele conhece Isabelle (Chloe Moretz), uma jovem com quem faz amizade. Logo Hugo descobre que ela tem uma chave com o fecho em forma de coração, exatamente do mesmo tamanho da fechadura existente no robô. O robô volta então a funcionar, levando a dupla a tentar resolver um mistério mágico.
Elenco
Ben Kingsley … Georges Méliès
Sacha Baron Cohen … Station Inspector
Asa Butterfield … Hugo Cabret
Chloë Grace Moretz … Isabelle
Ray Winstone … Uncle Claude
Emily Mortimer … Lisette
Christopher Lee … Monsieur Labisse
Helen McCrory … Mama Jeanne
Michael Stuhlbarg … Rene Tabard
Frances de la Tour … Madame Emilie
Richard Griffiths … Monsieur Frick


2. Providenciar material para o grupo do StopMotion 

-------------------------------------------
11/08/2014

-PPT da Apresentação da História do Cinema - condução Juliane


 



- Sobre Roteiros - condução profª Katty
- Pesquisa para desenvolver projetos - uso dos netbooks
-------------------------------------------
18/08/2014 - PPT da Gênero musical - condução Larissa Machado



Vídeos:

















- Elaboração dos projetos para envio ao email:  integralsustentavel@gmail.com (Assunto: ELETIVA)- uso dos netbooks
-------------------------------------------

25/08/2014
- Apresentação do GRUPO 03 - condução Lucas - TODOS participaram - Diretor Tin Burton  Fantasia





- Apresentação da parte histórica - Diretor Tin Burton - condução Pablo
-------------------------------------------

01/09/2014

- Apresentação Larissa e Yasmin - Filme Grease

-Entrega dos compromissos dos grupos
GRUPO 1- CURTA – MUSICAL (GREASE)
GRUPO 2 – CURTA  - STOP MOTION (RELEITURA JANE AUSTIN)
GRUPO 3 - Documentário 
GRUPO 5 – CURTA – (HALLOWEN) – ESTILO TIM BURTON 
GRUPO 4  – DOCUMENTÁRIO (SUBLIMINAÇÃO)

- pesquisa para as produções









-------------------------------------------

semana de 08/09/2014 - Intervenção cultural em rede social

Cada participante deverá postar na sexta-feira, no Facebook, um post referente ao filme que mais chamou a sua atenção.

-------------------------------------------

08 - 13/09/2014
efeitos especiais - condução Juliane
- socialização do Projeto
- acerto dos rumos

-------------------------------------------

15/09/2014
Roda de conversa - ideologias e politicagem
condução: Armando

22/09/2014
Apresentação do grupo 4
Mensagens subliminares
condução: Ana Flávia, Viviane, Isabela , Gabriele e ............. Paulo.

29/09/2014
Apresentação sobre Tin Burton 
condução: Lucas  

Lista de presença 3º BIMESTRE
ELETIVA
jul
ago
set
ESTUDANTE
SÉRIE
29
4
11
18
25
1
8
15
22
29
Fernanda
 3ªA
11
C
C
C
C
C
C
C
C
C
F
Mariana  
3ªA
34
F
C
C
C
F
F
C
C
C
C
Talita  
 3ªA
45
C
C
C
C
C
C
C
C
C
C
Larissa A 
 2ªC
20
C
C
F
C
C
C
F
C
F
F
Larissa  M
 2ªC
21
C
C
C
C
C
C
C
F
C
C
Yasmin 
 2ªC
34
C
C
C
C
C
C
C
C
C
C
Ana Flávia
 1ªD
2
C
C
C
C
C
C
C
C
C
C
Caroline
 1ªD
6
C
C
C
C
C
C
C
C
C
C
Erica 
 1ªD
8
C
C
F
C
C
C
C
C
C
C
Evelin
 1ªD
9
C
C
C
C
C
C
C
C
C
C
Gabriele
 1ªD
10
C
C
C
C
C
C
C
C
C
C
Isabela
 1ªD
11
C
C
C
C
C
C
C
C
C
C
Paulo H
 1ªD
20
C
C
C
C
C
C
C
C
C
C
Raissa
 1ªD
22
C
C
F
F
C
C
C
C
C
C
Thais
 1ªD
28
C
C
C
C
C
C
C
C
C
C
Viviane L 
 1ªD
31
C
C
C
C
C
C
C
C
C
C
Fabiana
 1ªC
8
C
C
C
C
C
C
C
C
C
F
Giovana  
 1ªC
11
C
C
C
C
C
C
C
C
C
C
Juliane    
 1ªC
15
C
C
C
C
C
C
C
F
C
C
Julie    
 1ªC
17
C
C
C
C
C
C
C
C
C
C
Lucas M
 1ªC
21
C
C
C
C
C
C
C
C
C
C
Thainara
 1ªC
28
F
C
C
C
C
C
C
C
C
C
Letícia
 1ªB
23
C
C
C
F
F
F
C
C
C
F
Talia        
 1ªB
30
C
C
F
C
C
C
C
C
C
C
Jacqueline
 1ªA
11
C
C
C
C
C
C
C
C
C
C
Pablo
 1ªA
26
C
F
C
C
C
C
C
C
C
C


ELETIVA
ATIVIDADES
3º BIMESTRE
ESTUDANTE
SÉRIE
1
2
Fernanda
 3ªA
11
x
Mariana  
3ªA
34
x
Talita  
 3ªA
45
x
Larissa A 
 2ªC
20
x
x
Larissa  M
 2ªC
21
x
x
Yasmin 
 2ªC
34
x
x
Ana Flávia
 1ªD
2
X
Caroline
 1ªD
6
x
Erica 
 1ªD
8
x
Evelin
 1ªD
9
X
Gabriele
 1ªD
10
X
Isabela
 1ªD
11
X
Paulo H
 1ªD
20
X
Raissa
 1ªD
22
x
Thais
 1ªD
28
x
Viviane L 
 1ªD
31
X
Fabiana
 1ªC
8
x
Giovana  
 1ªC
11
X
Juliane    
 1ªC
15
x
X
Julie    
 1ªC
17
X
Lucas M
 1ªC
21
x
X
Thainara
 1ªC
28
x
Letícia
 1ªB
23
x
Talia        
 1ªB
30
X
Jacqueline
 1ªA
11
X
Pablo
 1ªA
26
x

ELETIVA – 3º BIMESTRE
PARTICIPAÇÃO
ATIVIDADES
TOTAL
FALTAS
10 AULAS
PARTICIPAÇÃO

MÉDIA
ESTUDANTE
SÉRIE
1
2
EM SALA
5
ATIVIDADES

5
Fernanda
 3ªA
11
x
4
2
5
7
Mariana  
3ªA
34
x
6
1
5
6
Talita  
 3ªA
45
x
0
4
5
9
Larissa A 
 2ªC
20
x
x
8
0
5*
6
Larissa  M
 2ªC
21
x
x
2
3
5*
9
Yasmin 
 2ªC
34
x
x
0
4
5*
10
Ana Flávia
 1ªD
2
X
0
4
5
9
Caroline
 1ªD
6
x
0
4
5
9
Erica 
 1ªD
8
x
2
3
5
8
Evelin
 1ªD
9
X
0
4
5
9
Gabriele
 1ªD
10
X
0
4
5
9
Isabela
 1ªD
11
X
0
4
5
9
Paulo H
 1ªD
20
X
0
4
5
9
Raissa
 1ªD
22
x
4
2
5
7
Thais
 1ªD
28
x
0
4
5
9
Viviane L 
 1ªD
31
X
0
4
5
9
Fabiana
 1ªC
8
x
2
3
5
8
Giovana  
 1ªC
11
X
0
4
5
9
Juliane    
 1ªC
15
x
X
2
3
5*
9
Julie    
 1ªC
17
X
0
4
5
9
Lucas M
 1ªC
21
x
X
0
4
5*
10
Thainara
 1ªC
28
x
2
3
5
8
Letícia
 1ªB
23
x
8
0
5
5
Talia        
 1ªB
30
X
2
3
5
8
Jacqueline
 1ªA
11
X
0
4
5
9
Pablo
 1ªA
26
x
2
3
5
8


06/10/2014
Apresentação - Trilhas sonoras
Condução: Raissa




20/10/2014
Apresentação - TRILHA SONORA
Condução: LETÍCIA



TERMINAR A APRESENTAÇÃO DO FILME: A Invenção De Hugo Cabret 

27/10/2014
PRODUÇÃO DO ESQUEMA PARA O DOCUMENTÁRIO







03/11/2014
montagem dos projetos


11/11/2014
montagem dos projetos



17/11/2014
SOCIALIZAÇÃO dos projetos



24/11/2014
elaboração das apresentações gerais
elaboração da apresentação da culminância



28/11/2014
arrumação dos espaços









(lanchinho)




29/11/2014 - CULMINÂNCIA



SEXTA-FEIRA, 5 DE DEZEMBRO DE 2014



























Lista de presença

OUT
 NOV                 
           DEZ
  FALTAS
NOME ALUNO
SÉRIE
6
X
20
27
3
11
 17
24
29
  3
  8
1
Fernanda A Alves
3ªA
11
c

F
C
F
F
C
C
C

   
3
2
Mariana Aquino
3ªA
45
c

F
C
c
F
F
F
F


5
3
Talita Siqueira
3ªA
34
c

F
C
c
F
F
C
F


4
4
Larissa Aparecida
2ªC
21
c

C
F
F
C
C
C
C


2
5
LarIssa Machado
2ªC
20
c

C
C
c
C
C
C
C



6
Yasmin
2ªC
34
c

C
C
c
C
C
C
C



7
Ana Flávia
1ªD
2
c

C
C
c
C
C
C
C



8
Caroline Andrade
1ªD
6
c

C
C
c
C
C
C
C



9
Erica Aparecida
1ªD
8
c

C
F
c
C
C
C
C


1
10
Evelin Caroline
1ªD
9
c

C
C
F
C
C
C
C


1
11
Gabriele Oliveira
1ªD
10
c

C
C
c
C
C
C
C



12
Isabela Gomes
1ªD
11
c

C
C
c
F
C
C
C


1
13
Paulo Henrique
1ªD
20
c

C
C
c
C
C
C
F


1
14
Raissa J Araújo
1ªD
22
c

C
C
c
C
F
C
C


1
15
Thais Siqueira
1ªD
28
c

C
C
c
F
C
C
F


2
16
Viviane Lais
1ªD
31
c

C
C
c
F
C
C
C


1
17
Fabiana de Sousa
1ªC
8
c

C
C
c
C
C
C
C



18
Giovana Rebeca
1ªC
11
c

C
C
c
C
C
C
C



19
Juliane Gonçalves
1ªC
15
c

C
C
c
C
C
C
F

1
20
Julie Souza
1ªC
17
c

C
C
c
C
C
C
C



21
Lucas Maurilio
1ªC
21
c

C
C
c
C
C
C
C



22
Thainara Aparecida
1ªC
28
F

C
C
c
F
C
C
C


1
23
Letícia Anjos
1ªB
23
c

C
C
c
C
C
C
C



24
Talia Aparecida
1ªB
30
c

C
C
c
C
C
C
C



25
Jacqueline Duarte
1ªA
11
c

C
C
c
C
C
C
C



26
Pablo Gustavo
1ªA
26
c

C
C
c
C
C
C
C


13/10 - recesso



Atividades 4º BIMESTRE
NOME ALUNO
SÉRIE
1
2

1
Fernanda A Alves
3ªA
11
X


2
Marina Aquino
3ªA
45
X


3
Talita Siqueira
3ªA
34
X


4
Larissa Aparecida
2ªC
21
X


5
LarIssa Machado
2ªC
20
X

X
6
Yasmin
2ªC
34
X


7
Ana Flávia
1ªD
2
X

X
8
Caroline Andrade
1ªD
6
X


9
Erica Aparecida
1ªD
8
X


10
Evelin Caroline
1ªD
9
X


11
Gabriele Oliveira
1ªD
10
X

X
12
Isabela Gomes
1ªD
11
X

X
13
Paulo Henrique
1ªD
20
X


14
Raissa J Araújo
1ªD
22
X


15
Thais Siqueira
1ªD
28
X


16
Viviane Lais
1ªD
31
X

X
17
Fabiana T de Sousa
1ªC
8
X


18
Giovana Rebeca
1ªC
11
X


19
Juliane Gonçalves
1ªC
15
X

X
20
Julie Souza
1ªC
17
X


21
Lucas Maurilio
1ªC
21
X

X
22
Thainara Aparecida
1ªC
28
X


23
Letícia Anjos
1ªB
23
X


24
Talia Aparecida
1ªB
30
X


25
Jacqueline Duarte
1ªA
11
X


26
Pablo Gustavo
1ªA
26
X

X


DESENVOLVIMENTO
1. Apresentação individual de pesquisa
2. Apresentação do projeto em grupo
3. Participação das pesquisas
4. Desenvolvimento das ações 

5. Apresentação do roteiro da produção final do grupo 

6. Autoavaliação do grupo - FILMAGEM

7. Culminância

18  OBSERVAÇÕES NO PROCESSO
Os participantes, no geral, estão engajados nas pesquisas. Alguns já definiram seus projetos outros já esboçaram-no. 

4 comentários:

  1. Muito legal! Eu gostaria de trabalhar um projeto assim com meus alunos.

    ResponderExcluir
  2. sou professora, se puder me mandar modelo dessas palmilhas avaliativas agradeço. raqueldaiana_advir@hotmail.com

    ResponderExcluir