Introdução à Bossa Nova
Durante a década de
50, o Brasil vivia a euforia do crescimento econômico gerado após a Segunda
Guerra Mundial. Com base na onda de otimismo dos “Anos Dourados”, um grupo de
jovens músicos e compositores de classe média alta do Rio de Janeiro começou a
buscar algo realmente novo e que fosse capaz de fugir do estilo operístico que
dominava a música brasileira. Estes artistas acreditavam que o Brasil poderia
influenciar o mundo com sua cultura, por isso, o novo movimento visava a
internacionalização da música brasileira.
Para a maioria dos críticos, a Bossa Nova se iniciou oficialmente em 1958, com
um compacto simples do violonista baiano João Gilberto. Um ano depois, o músico
lançou seu primeiro LP, “Chega de saudade”, que marcou definitivamente a
presença do estilo musical no cenário brasileiro. Grande parte das músicas do
LP era proveniente da parceria entre Tom Jobim e Vinícius de Moraes. A dupla
compôs “Garota de Ipanema”, que é, sem dúvida, uma das mais importantes canções
da história da música brasileira. Para se ter uma ideia, a mesma foi
considerada em 2005, pela Biblioteca do Congresso norte-americano, como uma das
50 grandes obras musicais da humanidade.
A Bossa Nova foi
consagrada internacionalmente no ano de 1962, em um histórico concerto no
Carnegie Hall de Nova Iorque, no qual participaram Tom Jobim, João Gilberto,
Oscar Castro Neves, Agostinho dos Santos, Luiz Bonfá, Carlos Lyra, entre outros
artistas.
A Bossa Nova tem como
características principais o desenvolvimento do canto-falado, ao invés da
valorização da “grande voz”, e a marcante influência do jazz norte-americano.
Esta influência, inclusive, foi criticada posteriormente por alguns artistas.
Em meados da década de 1960, um grupo formado por Marcos Valle, Dori Caymmi,
Edu Lobo e Francis Hime procurou reaproximar a Bossa Nova ao samba, ao baião e
ao xote nordestino.
Com as mudanças
políticas causadas pelo Golpe Militar de 1964, as canções começaram a trazer
temas sociais. Desta forma, a música se transformou em um claro instrumento de
contestação política da classe média carioca, um símbolo de resistência à
repressão instaurada pela ditadura. Era o início da MPB, a moderna música
popular brasileira. De fato, o movimento que originou a Bossa Nova se findou em
1966, entretanto, seu fim cronológico não significou a extinção estética do
estilo musical, o qual serviu de referência para inúmeras gerações de artistas.
Durante a década de
50, o Brasil vivia a euforia do crescimento econômico gerado após a Segunda
Guerra Mundial. Com base na onda de otimismo dos “Anos Dourados”, um grupo de
jovens músicos e compositores de classe média alta do Rio de Janeiro começou a
buscar algo realmente novo e que fosse capaz de fugir do estilo operístico que
dominava a música brasileira. Estes artistas acreditavam que o Brasil poderia
influenciar o mundo com sua cultura, por isso, o novo movimento visava a
internacionalização da música brasileira.
Para a maioria dos críticos, a Bossa Nova se iniciou oficialmente em 1958, com um compacto simples do violonista baiano João Gilberto. Um ano depois, o músico lançou seu primeiro LP, “Chega de saudade”, que marcou definitivamente a presença do estilo musical no cenário brasileiro. Grande parte das músicas do LP era proveniente da parceria entre Tom Jobim e Vinícius de Moraes. A dupla compôs “Garota de Ipanema”, que é, sem dúvida, uma das mais importantes canções da história da música brasileira. Para se ter uma ideia, a mesma foi considerada em 2005, pela Biblioteca do Congresso norte-americano, como uma das 50 grandes obras musicais da humanidade.
Para a maioria dos críticos, a Bossa Nova se iniciou oficialmente em 1958, com um compacto simples do violonista baiano João Gilberto. Um ano depois, o músico lançou seu primeiro LP, “Chega de saudade”, que marcou definitivamente a presença do estilo musical no cenário brasileiro. Grande parte das músicas do LP era proveniente da parceria entre Tom Jobim e Vinícius de Moraes. A dupla compôs “Garota de Ipanema”, que é, sem dúvida, uma das mais importantes canções da história da música brasileira. Para se ter uma ideia, a mesma foi considerada em 2005, pela Biblioteca do Congresso norte-americano, como uma das 50 grandes obras musicais da humanidade.
A Bossa Nova foi
consagrada internacionalmente no ano de 1962, em um histórico concerto no
Carnegie Hall de Nova Iorque, no qual participaram Tom Jobim, João Gilberto,
Oscar Castro Neves, Agostinho dos Santos, Luiz Bonfá, Carlos Lyra, entre outros
artistas.
A Bossa Nova tem como
características principais o desenvolvimento do canto-falado, ao invés da
valorização da “grande voz”, e a marcante influência do jazz norte-americano.
Esta influência, inclusive, foi criticada posteriormente por alguns artistas.
Em meados da década de 1960, um grupo formado por Marcos Valle, Dori Caymmi,
Edu Lobo e Francis Hime procurou reaproximar a Bossa Nova ao samba, ao baião e
ao xote nordestino.
Com as mudanças
políticas causadas pelo Golpe Militar de 1964, as canções começaram a trazer
temas sociais. Desta forma, a música se transformou em um claro instrumento de
contestação política da classe média carioca, um símbolo de resistência à
repressão instaurada pela ditadura. Era o início da MPB, a moderna música
popular brasileira. De fato, o movimento que originou a Bossa Nova se findou em
1966, entretanto, seu fim cronológico não significou a extinção estética do
estilo musical, o qual serviu de referência para inúmeras gerações de artistas.
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